Semana da Cultura Indígena

Programação Semana da Cultura Indígena - Ibiquá Eco Resort

Todos aprendemos no ensino fundamental que antes do nosso colonizador Pedro Alves Cabral chegar ao Brasil os índios aqui já habitavam. Esses respeitáveis habitantes viviam em harmonia com a natureza a milhares de anos.

Como os Índios chegaram no Brasil?

Extensos estudos sugerem que a forma mais provável dos índios terem chegado as américas foi vindo da China por terra, através de um subcontinente chamado Beringia entre 14000 e 12000 anos atrás.

Estudos do IBGE indicam que no ano de 1500 haviam milhões de índios no país e hoje o número não passa de 300 mil, não só a quantidade de índios diminuiu, mas com o tempo muito da cultura indígena se perdeu.

Resgatado a Cultura Indígena

O Ibiquá reconhece a importância de resgatar, cultivar e semear um pouco da cultura que está enraizada na nossa sociedade. E por isso criou lá em 1999 o Projeto Redescobrindo o Brasil, que resgata aspectos históricos, geográfico e culturais da Tribo Guarani-Nhandewa.

A tribo Guarani-Nhandewa é uma tribo que está espalhada por alguns estados do Brasil, sendo uma das suas aldeias aqui no estado de São Paulo, ela possui também aldeias por todo o Paraguai e hoje contam com cerca de 17.000 pessoas nos dois países.

Dentro do Hotel Ibiquá Eco Resort existe uma aldeia onde os índios Tupi Guarani legítimos da aldeia Tekoa Porã passam uma temporada todos os anos.  Onde todas as ações realizadas são fiscalizadas pela Fundação Nacional do índio – FUNAI.

A réplica da aldeia Tekoá Porã permite assim uma aula de história repleta de aventura e dinamismo, contendo apresentações como:

Demonstração de danças

Cânticos e crenças religiosas

Culinária indígena

Pintura fácil

Brincadeiras

Feira de artesanato

Essas atividades nas instalações do hotel pretende transformar palavras em experiências, fazendo da investigação científica uma aventura na descoberta do mundo em que vivemos.

Dentro dessa perspectiva o hotel Ibiquá preserva o seguinte lema:

“Que este grito encontre ecos em outros brados, outras lutas, agora que nos encaminhamos para novos tempos. É hora de cultivarmos mais amor pela nossa terra e nossa gente, para que nossas façanhas possam também serem lembradas e talvez, quem sabe, servirem de modelo para todo o mundo”.

 

Vale lembrar que essas atividades voltada a cultura indígena são realizadas somente no período da manhã, sendo o Day Use uma ótima forma de levar muita cultura para a casa e ainda aproveitar a tarde com todo laser oferecido pelo Ibiquá.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *